BLOG

Aqui você encontra dicas, notícias e muito mais.

CONSUMO E TIPOS DE LAMPADAS

quinta, 22 de novembro de 2018

Geralmente decoramos e iluminamos ambientes e não sabemos qual lampada adquirir e o quanto cada qual consome.

Nesse post iremos esclarecer essas duvidas!

Comente e participe:


Luminárias do tipo Arandelas, como e onde usa-las...

terça, 25 de setembro de 2018

Gosta de Luminárias do tipo Arandelas? Mais não sabe onde e como usa-las...

Dê uma espiadinha neste arquivo que separamos á vocês!

Luminárias do tipo arandela são aquelas que ficam presas à parede. Além de muito funcionais do ponto de vista luminotécnico, podem ser peças que deixam a casa mais bonita.

O modelo certo:

Não existe uma única peça correta para um determinado ambiente. Há uma infinidade de modelos no mercado, de diferentes gostos e estilos. Pessoalmente, gosto de ir pelo caminho mais simples. Uma caixinha branca, básica, não oferece riscos a nenhuma decoração. Ou seja, é difícil errar.

Modelos mais rebuscados são bem perigosos. A menos que você tenha um bom profissional cuidando do seu projeto, evite! E se sua casa não for nenhum palácio antigo, evite ainda mais! Achar peças com a proporção correta e que combinem com o mobiliário do espaço é uma tarefa bem difícil.

A escolha do modelo certo está diretamente ligada ao tipo de luz que precisamos em um ambiente. Se estamos falando sobre o lavabo, há alguns modelos que funcionam bem. Se é uma sala de estar ou uma varanda, a história é outra.

Como e onde usar:

Adoro a luz de arandelas. Dependendo da peça, oferecem uma luz difusa porém concentrada, sem agredir os olhos e criando um clima gostoso em casa. São bons elementos cenográficos que podem ser usados interna e externamente. Aliás, o melhor lugar para elas são as varandas.

Arandelas devem ser usadas em locais onde a luz não é protagonista. Portanto, não servem em cozinhas, salas de jantar ou escritórios. Locais onde a luz precisa ressaltar aquilo que se vê ou se come. Mas funcionam em ambientes que precisam ser iluminados de forma leve e despretensiosa, como fachadas, corredores, banheiros, varandas e dormitórios.

No caso de fachadas, devem ser usadas em locais de passagem, de forma a conduzir o trajeto. É importante verificar se o modelo escolhido pode tomar chuva e não estraga no tempo. Em banheiros e lavabos, devem ser usadas com moderação. A ideia é apenas iluminar a superfície onde fica a pia e deixar o ambiente agradável.

Para a maioria dos casos, a altura ideal de uma arandela é entre 2,00 e 2,20 m para casas com pé-direito normal (entre 2,50 e 2,70 m). Essa regra também vale para banheiros e lavabos, onde existem espelhos. Em dormitórios, arandelas são usadas como luz de cabeceira e devem ser fixadas a 1,00 ou 1,10 m de altura, sobre criados-mudos.

Para obter a melhor luz:

O segredo da boa iluminação está no modelo escolhido. Em lavabos e banheiros, por exemplo, peças com aberturas em cima e embaixo são as mais indicadas porque deixam a luz focada. Em dormitórios, a luz pode ser mais difusa. Para esse objetivo, a peça deve ser de tecido e menos focal, ideal para leitura. O mesmo vale para salas de estar, onde o objetivo é iluminar o maior espaço possível.

Cuidado com pares de arandelas ao lado de aparadores, onde não é necessário iluminar. Além de poder ficar brega, você acaba gastando dinheiro com bobagem, que no final das contas não faz nenhum diferença da iluminação do espaço.

Luz de arandelas, exceto em alguns espaços como o lavabo, é complementar. Isto é, deve fazer parte de um projeto de luminotécnica maior, integrado a outras peças como pendentes, abajures e spots. Como já disse anteriormente, um bom projeto de iluminação é aquele que oferece possibilidades para cada tipo de ocasião. Cada atividade exige um tipo de luz diferente. Não é possível usar uma peça só para estudar, jantar, assistir TV ou dar uma festinha.

Comente e participe:


4 Regras Básicas para Acertar no seu Projeto de Iluminação

sexta, 31 de agosto de 2018

1º Regra: Cada Ambiente pede uma iluminação diferente.

A iluminação deve ser pensada conforme o ambiente. Há espaços que pedem luzes mais amarelas e outros que podem ser iluminados com cores brancas. É preciso estar atento ao clima que você deseja.
Cada ambiente de uma residência tem necessidades diferentes de iluminação. As cozinhas, lavanderias, banheiros e home offices são áreas de trabalho. É importante que tenham um projeto com luminárias com maior intensidade. Já os ambientes com livings e dormitórios são áreas de convivência e relaxamento. Elas podem mesclar luminárias embutidas difusas e decorativas como lustres e abajures.
 

2º Regra: Lâmpada amarela ou branca?

A iluminação do quarto exige uma atenção especial. Por ser um ambiente de relaxamento e íntimo, são sugeridas luzes amarelas. O grande erro de iluminação é achar que as lâmpadas com cor branca iluminam mais. Na realidade, é que a cor de cada lâmpada deve ser escolhida conforme a função do cômodo.
 

3º Regra: Quando escolher lâmpadas direcionais?

Luminárias direcionadas servem para iluminar locais e objetos específicos (quadros, objetos etc.). Quando as luminárias são colocadas no centro de um ambiente e têm a função de iluminar de forma geral o cômodo, não necessitam ser direcionadas.
 Temos como filosofia direcionar spots para as paredes de maneira que esta reflita a luz para o ambiente. A luz direcionada também é muito efetiva para iluminação de estantes e armários.
 

4º Regra: Atenção aos espaços externos.

A iluminação de áreas externas deve dialogar com os outros elementos do espaço, como pedras, fontes, plantas etc.
O projeto de iluminação de ambiente externo deve levar em consideração o que existe nele (plantas, esculturas, cercas, caminhos, calçadas, circulação de veículos, etc). E também a necessidade e desejos do cliente. A iluminação externa pode ser feita por embutidos no solo, espetos de jardim, postes, etc. Hoje em dia há uma gama enorme de possibilidades, para atender todos os gostos e bolsos.

Comente e participe:


Altura ideal para seu pendente

terça, 14 de agosto de 2018

PENDENTE (ALTURAS)


LUMINÁRIAS PENDENTE, ou "lustre" como antigamente costumávamos chamar, tornaram-se uma escolha de iluminação muito popular para vários tipos de ambientes.
Estar ciente de algumas orientações básicas podem revelar-se muito útil, não só ao selecionar um ponto elétrico para um local específico, mas quão alto eles devem ser pendurados. Aqui estão algumas dicas Delu de como usá-los!

SOBRE MESAS:

A altura recomendada para pendurar um pendente acima de uma mesa é de 70 a 80cm, mas o mesmo pode ser pendurado maior ou menor dependendo da preferência pessoal ou altura do teto.

Quando pendurado vários pendentes acima de uma mesa retangular pode ser uma boa escolha, não só para iluminar adequadamente a superfície da mesa inteira, mas também para da um toque a mais na decoração.

 

SOBRE MÓVEIS (CRIADO MUDO/ CABEÇEIRAS DE CAMA):
 

Esta pode ser uma maneira eficaz para iluminar a área, criando um ambiente com personalidade agradável.
É bastante comum notar luminárias penduradas em cada lado de uma cama, em vez de lâmpadas de leitura.
Uma boa altura, já que a ideia é iluminar diretamente o móvel e não está na passagem de pessoas, é usar de 30 a 50cm de distancia do móvel.

 

ÁREA SEM MÓVEIS, (CORREDORES):

No corredor, luminárias penduradas em uma entrada ou corredor pode engrandecer o local, lançando sombras, proporcionando luz.
Uma boa medida para estes espaços de passagem de pessoas é que fiquem acima da porta, dentro de 2,00 a 2,10m, em caso de tetos não tão altos.
 

Em espaços com tetos altos, essa medida pode ser bem mais alta, mas é importante que as luminárias não estejam exageradamente alta para que não fiquem fora da linha de visão enquanto observam o espaço.
 

Gostaram da dica?! Não deixem de dar uma olhadinha em nosso site! enlightened

Comente e participe:


Nova Tendência - Cores e tons COBRE

segunda, 18 de junho de 2018

  • Pendentes de Cobre na Decoração:

Os pendentes de cobre são peças que harmonizam facilmente com qualquer cômodo e estilo de compor. Ambientes de aparência elegante que necessitem um toque de brilho e aconchego são perfeitos para receber os pendentes de cobre com superfície lisa e brilhosa. Esse acabamento combina com materiais naturais, como a madeira, e com elementos refletores, como o acrílico. Para quebrar a frieza do metal, vale combiná-lo a tapetes felpudos de cores claras em espaços amplos.

Decorações no estilo rústico ou campestre são perfeitas para receberem pendentes de cobre em versão opaca. Na cozinha rústica, eles podem fazer uma ótima dupla com objetos como panelas e louças expostas além de combinarem perfeitamente com balcões e meses de madeira de qualquer tonalidade. O resultado é um espaço bem decorado e muito acolhedor.

Em um ambiente com predomínio do preto, os pendentes de cobre tornam-se um detalhe sofisticado. É o caso do banheiro com piso e paredes escuras que recebe pendentes e cuba em cobre. Combinadas ao preto, as peças ganham uma importância especial e transformam o ambiente com muito bom gosto.

  • Objetos de Cobre na Decoração

Entre os metais mais famosos, o cobre é um material que se destaca por sua tonalidade quente. Por isso, os pendentes de cobre são ideais para decorações de inverno e outonais, que necessitam tons mais quentes para maior aconchego, e de verão, em que servem para refletir luz e deixar o espaço mais alegre. Outra vantagem dos pendentes de cobre é que eles fogem do óbvio, sendo uma ótima alternativa para quem cansou da escolha entre dourado e prateado na decoração com metal.

Além dos pendentes de cobre, são muitos os acessórios em cobre disponíveis para incrementar a casa além da iluminação. São cubas para banheiro, utilitários de cozinha, pendentes e acessórios de todos os tipos em cobre e disponíveis para todos os gostos. A vantagem dos lustres e pendentes de cobre é que eles podem ser aplicados em qualquer ambiente sem restrição.

Comente e participe:


5 Erros e 5 Acertos na iluminação de ambientes residenciais

sexta, 18 de maio de 2018

5 Acertos:

1º Escolha o tipo de lâmpada para cada canto da casa conforme a sua finalidade (leitura, aconchego ou trabalho, por exemplo). É bom misturar pela casa lâmpadas de LED, fluorescentes e alógenas para se ter um equilíbrio no consumo de energia.

2º Para iluminar a sala e o quarto, use e abuse de abajures e luminárias de chão. Elas dão uma incrementada na decoração e dispensam instalação.

3º Use dimmers (dispositivos que variam a intensidade da luz) em todos os cômodos. Ele consegue proporcionar várias sensações sem a necessidade de diferentes luminárias.

4º Ambientes escuros pedem mais iluminação, então, invista num jogo de lâmpadas de forma que agregue beleza à decoração também.

5º Use a iluminação para transformar ambientes, harmonizando-a de acordo com a distribuição dos móveis. Para espalhar a iluminação geral no ambiente, use plafons, lustres, abajures. Para focar, embutidos e spots são ideais.

 

5 Erros:

1º Instalar lâmpadas dicroicas diretas, pois elas têm uma vida útil muito curta e não iluminam corretamente, além de possuírem um tom muito amarelado. Evite as incandescentes, que consomem mais energia e não iluminam tanto quanto as alógenas, por exemplo.

2º Luminárias pendentes ficam bem sobre mesas e em determinados pontos da casa, o que não inclui ambientes de passagem nem espaços abertos. O uso nesses lugares pode atrapalhar o caminho e causar acidentes. As peças também podem ficar danificadas por causa do vento.

3º Deixar a fiação exposta ou não verificar a tensão são erros que podem causar acidentes graves e, ainda, fazem queimar com frequência as lâmpadas. E não adianta fazer uma gambiarra. Lembre-se de que é importante contratar um serviço especializado, pois serviço mal feito pode vir a causar danos mais tarde.

4º Não passe produto de limpeza comum nas luminárias cromadas. Isso danifica a pintura. Para limpar e dar brilho use somente cera para carro, com silicone.

5º Usar lâmpadas frias em lustres de cristais não funciona muito bem, pois acabam impedindo a refração.

 

Comente e participe:


123

© Todos os direitos reservados - Delu Decore e Ilumine 2024

Compartilhe:

© Todos os direitos reservados - Delu Decore e Ilumine 2024